Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Endometriose: SUS vai oferecer novos tratamentos para tratar doença. - Rádio Quero

Endometriose: SUS vai oferecer novos tratamentos para tratar doença.

Nova oferta pode beneficiar milhares de brasileiras com dores incapacitantes, ampliando o acesso ao cuidado desde a fase de avaliação clínica.

Dois tratamentos hormonais para endometriose estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda em 2025. O dispositivo intrauterino liberador de levonorgestrel (DIU-LNG) e o desogestrel impedem o crescimento do endométrio fora do útero.

As portarias que determinam o oferecimento dos medicamentos foram publicadas em 29 e 30 de maio, autorizando a indicação e distribuição de DIU-LNG e o desogestrel respectivamente. A partir dessas datas, o SUS tem até 180 dias para viabilizar gratuitamente os tratamentos.

A endometriose é uma doença inflamatória crônica que acontece quando tecido semelhante ao endométrio — a camada que reveste o útero por dentro — cresce fora do útero, onde não deveria estar.

Esse tecido pode se implantar nos ovários, trompas, bexiga, intestino, diafragma e até em locais mais distantes, como os pulmões. Mesmo fora do útero, esse tecido reage ao ciclo menstrual: engrossa, sangra e inflama, mas não tem por onde sair, o que causa dor, inflamação e, em alguns casos, infertilidade.

Os sintomas incluem cólicas menstruais severasdores abdominais fora do período menstrualdores nas relações sexuais e sintomas intestinais e urinários. Também pode afetar a fertilidade da mulher.

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados RÁDIO QUERO - 2025 Web Rádio administrável